A Típica Gastronomia Alentejana

5 jan

Foi na cidade de Beja que realmente conheci a típica gastronomia Alentejana, a cidade não me conquistou muito, até porque eu havia acabado de sair de Évora com uma riqueza cultural bem interessante e sua beleza natural.

Fiquei apenas um dia em Beja, mas valeu muito à pena pela Taberna Típica Alentejana  A  Pipa, do simpático proprietário Jorge Maldonado e sua querida mulher Saudade Campião, que me receberam com enorme bom grado, A Pipa tem um aroma inconfundível de boa cozinha e um atendimento impecável.

Seu ambiente remete as tabernas, com garrafões e ferramentas agrícolas em sua decoração, me senti aconchegada e com enorme vontade de me sentar á mesa.

Por sugestão do Jorge, naquele jantar foi me servido a tradicional Açorda de Bacalhau, é um caldo de peixe com azeite extra virgem, muito pão, muito coentro e um ovo cozido no caldo encima, à parte vem a posta de bacalhau. Achei muito gostoso, e para as noites frias, é um prato perfeito.

Conversando com a Saudade, também proprietária da casa, fiquei convencida de que não poderia deixar o Alentejo sem experimentar o prato de Migas de Poejos com Plumas de Porco Preto, para isso voltei a casa para almoçar no dia seguinte.

Que delícia de prato!!!  As Migas também são feitas a base de pães, a Saudade me explicou que antigamente os agricultores que cuidavam das plantações eram muito pobres e por isso era feito tudo com muita farinha, consequentemente, o pão virou a base de pratos rápidos e baratos.

A Pipa fica na Rua da Moeda, 8 em Beja – Alentejo/ Telefone 284 327 043

Restaurante Pipa está também no Facebook

http://www.facebook.com/restaurante.pipa?fref=ts

Aconchegante ambiente do interior do alentejo

Deliciosa Migas de Poejos com Plumas de Porco Preto

Açorda da Bacalhau, para esquentar e alimentar nas noites de inverno

Nenhum comentário ainda

Deixe uma resposta

coloque esse código no final da página: