Imperdíveis em Évora, vinhos e comidinhas

4 jan

Falando um pouco de enogastronomia ou simplesmente de lugares charmosos, selecionei algumas dicas que são realmente imperdíveis.

Rota dos Vinhos do Alentejo: 65 Vinícolas que você pode escolher para Conhecer os Vinhedos a Casa das Barricas, Desgustar os vinhos e Almoçar. Entre elas as principais são Adega José de Sousa dos vinhos José Maria da Fonseca - www.jmf.pt , Herdade do Esporão – www.esporao.com, Adega Cartuxa da Fundação Eugênio de Almeida dos vinhos Pera Manca – www.cartuxa.pt

Quase todas as Adegas exigem que visita agendada, por isso programe-se, entre nos sites e agende sua visita.

Se tiver interesse em outras vinícolas vá até o apoio ao turista, que fica no centro bem em frente a praça de Giraldo, lá a atendente poderá lhe dar uma relação de todas as adegas disponíveis para visitação, ou acesse www.vinhosdoalentejo.pt

Trincadeira

Patéis de Bacalhau com taça de Vinho Branco da Casa, quase em frente a Igreja dos Ossos está um Restaurante muito simples que nem nome na porta tem, cheguei tarde, por isso resolvi comer apenas alguns bolinhos, e não um almoço completo. Não poderia ter sido uma escolha mais feliz, jamais na minha vida comi ou acredito que comerei bolinhos de bacalhau tão maravilhosos, sequinhos, perfeitos como esses, só de escrever e lembrar já estou com água na boca!

Não deixe de provar esses Pastéis de Bacalhau com vinho por apenas 5,50 euros.

Restaurante Típico Alentejano em Évora, o Medieval através da  gerência do simpático Pedro Brito, tem uma comida muito gostosa e um um pequenino e aconchegante ambiente com lotação máxima de 44 pessoas, só não abre ás segundas feiras.

Não é muito barato, com o vinho da casa 1/2 jarra gastará em média 25 euros, mas o prato é muito bem servido e pode ser dividido.

O Medieval fica na Rua do Raimundo, 47 – descendo a praça de Giraldo.

Condestável Café Bistrô, tive a enorme sorte de escolher um hotel bem perto da praça de Giraldo o Diana, um hotel do século XVII, que foi reformado, mas mantiveram a estrutura nada caro e muito confortável. Mas o melhor foi que bem em frente ao hotel está o Condestável, um charme de café bistrô, com doces, croissants, cafés e almoços muito gostosos e acessíveis, mas o melhor é o ambiente e a clientela, muito bem frequentado, por jovens, intelectuais e turistas curiosos para saber o que está acontecendo ali.

Almoçei um dia lá e realmente me surpreendi, estava muito gostoso, nada muito elaborado, mas o sabor de comidinha bem feita era nítido.

Massa com Salmão e alcaparras, leva no preparo, massa fresca, molho de tomate caseiro, creme, salmão defumado, limão, alcaparras e cebola fresca.

Vá conferir, nem que seja para um café, na Rua Diogo Cão, 3

Pastelaria Conventual Pão de Rala, O’concur de todas as docerias que fui em Portugal, Ercília, uma senhorinha muito talentosa e que não quer de maneira alguma ser chamada de senhora ou Dona Ercília, sabe muito bem o que quer, diz claramente, não precisa fotografar meu marido não, ele aqui é só meu empregado!

Essa Doceria ou Pastelaria como chamam em Portugal tem a maioria dos doces Conventuais de Portugal, esses doces eram feitos pelos monges e freiras nos conventos para o Reinado português. Sempre a base de muitos ovos, nozes, castanhas entre outras delícias, são irresistíveis e elaborados.

O nome da Pastelaria é o nome de um dos doces Conventuais mais famosos de Évora o Pão de Rala.

Experimentei um pedaço e acabei comprando um inteiro para levar de presente para Lourdes Olas onde passei minha noite de Natal, ela já havia me dito que era seu doce predileto.

O Pão de Rala é feito com ovos e gila em seu recheio, um tipo de abóbora, mas os portugueses dizem que realmente não é igual.

O Fidalgo, um outro doce Conventual me impressionou, pela beleza, delícia e ingredientes de sua receita, nada mais nada menos que 180 ovos são utilizados para fazer uma torta Fidalgo.

Não vá embora de Évora sem dar uma passadinha na Pastelaria Pão de Rala, ela está na Rua do Cicioso, 47 / telefone – 266707778

Fidalgo, leva 180 ovos no seu preparo

Pão de Rala 3,00 euros a fatia – Tradicional doce de Évora

A simpática Ercilia proprietária da Pastelaria Pão de Rala

Nenhum comentário ainda

Deixe uma resposta

coloque esse código no final da página: