Évora a Jóia do Alentejo

4 jan

Cercada de muralhas romanas medievais essa jóia de cidade do século XVII, foi declarada  Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Para chegar a Évora partindo de Lisboa, temos duas possibilidades, podemos ir de trem ou com a Rede Expressa. De trem custa mais caro e tem menos horários disponíveis.

Existem duas estações de Comboios (Trens) que tem saídas para Évora, uma delas é a Estação Oriente, chega-se nela pela linha vermelha do metro indo no sentido aeroporto.

A outra é a estação de Sete Rios, mais próxima da Av. dos Restauradores, centro de Lisboa, para chegar a essa estação pegue a linha azul do metro no sentido Amadora Este e desça na (paragem) ou estação do Jardim Zoológico.

Eu particularmente dei preferência pela estação de Sete Rios, porque de lá saem além dos  Comboios  também os Autocarros ( ônibus) , lá é possível partir com o veículo que sair antes.

Paguei pela passagem de ônibus o valor de 12,50 euros e foi uma viagem muito agradável, o ônibus é muito confortável e a vista constante das vinhas e plantações de oliveiras é única.

O melhor em Évora sem dúvida, é caminhar para ir conhecendo seus museus e templos, a Igreja de São Francisco do século XV, a Capela dos Ossos erguida com as ossadas de cerca de 5.000 monges, A Sé, Catedral com aparência de fortaleza situada no Largo do Marquês de Marialva, na porta as figuras dos apóstolos entalhadas.

Particularmente fiquei encantada com Évora, tive o imenso prazer de conhecer a diretora de projetos Ana Cristina Baptista da Fundação Eugênio de Almeida, dos vinhos Pera Manca e Cartuxa, muito simpática Ana fez um tour cultural comigo pelos maravilhosos patrimônios da Fundação, o Palácio da Inquisição, os Frescos das “Casas Pintadas” e o Páteo de São Miguel e me convidou para assistir junto com os diretores o lindíssimo e tradicional Concerto de Natal de Évora com a Direção do Maestro Paulo Lourenço e da Orquestra Sinfônica de Lisboa.

Capela dos Ossos

Concerto de Natal da Sé de Évora

Nenhum comentário ainda

Deixe uma resposta

coloque esse código no final da página: