Castelo de São Jorge – Lisboa

19 dez

Chegando ao Castelo de São Jorge, um dos pontos turísticos imperdíveis de Lisboa, com seus miradores e torres, você paga na bilheteria 7,50 euros pela visita.

O Castelo serviu como teatro, prisão e arsenal, Após o terremoto de 1755, as plataformas permaneceram em ruínas até 1938, quando o castelo foi totalmente reconstruído. Em 2006, foi restaurado, junto com partes do bairro Santa Cruz.

Os visitantes podem subir nas torres e caminhar pelas plataformas ou no terraço de observação. E a vista é lindíssima, observando, notei que os telhados de Portugal  são quase todos vermelhos, conversando com um arquiteto que conheci, ele explicou a tendência, pela quantidade de argila que há no país há muitos séculos, o que faz com que o custo dessas telhas vermelhas seja menor e por isso a mais adquirida.

Localizado muito perto do Centro na Rua do Chão da feira, o cesso pode ser feito pegando o autocarro 37 (ônibus n° 37) ou o elétrico 28, partindo de qualquer ponto central, em média seu ticket vai custar 1,80 euros.

Quando sai do Castelo já ao entardecer, fui caminhando pelas vielas apertadas do bairro, típicas em Portugal. Adoro descobrir como vivem as pessoas em seu dia a dia, naquela região em volta do castelo estão pequenas casas residenciais, percebi que residem mais idosos, passei em uma onde havia uma senhorinha sentada vendo televisão, as roupas penduradas para fora, pela falta de espaço, imediatamente me veio na cabeça “Meu Deus, eu não passo sem me abaixar nem por essa porta, como podem essas pessoas idosas viverem em lugares tão frios e apertados, sem ficarem doentes? Mas o fato é que não ficam e essa é culturalmente a típica moradia desse país que possui uma extensão de terra tão pequena comparada a outros países.

Nenhum comentário ainda

Deixe uma resposta

coloque esse código no final da página: