Azeitão e Palmela

5 dez

Ontem fui encontrar um casal amigo dos meus pais de muitos anos, Lourdes e Dr. Aguinaldo, eles me conheceram muito pequena, quando na época da guerra precisaram vir morar no Brasil, onde ficaram por muitos anos.

Há mais de 15 anos retornaram a Portugal para morar. Fui visitá-los em sua residência em Paço D’Arcos no caminho do Estoril, um dos lugares mais nobres da região de Lisboa.

Foi um dia maravilhoso, logo cedo desci a pé até o Cais do Sodré, de onde partem os Comboios (Trens). Peguei o que parte sentido Cascais pela linha 3, essa linha faz  parada em todas as estações. O ticket, se comprado pela primeira vez, vai te custar 2,50 euros a primeira viagem e 1,80 as viagens seguintes, isso porque o ticket é recarregável, por isso não jogue fora o seu nunca, e o melhor os metros e trens são todos integrados, o que facilita muito, porque irá recarregar sempre o mesmo cartão.

Se for usar bastante vale a pena carregar com 10 ou 20 euros, acabará economizando um bom dinheiro.

Pelo caminho a Cascais,  vi a maravilha do Rio Tejo em seu trajeto unindo-se com o mar. Passei por Belém, Caxias e outros, chegando a Paço D’Arcos.

Que graça de lugar, realmente muito bonito, perto do enorme Parque dos poetas e do Centro Comercial de Oeiras. Fui muitíssimo bem recebida, de lá fomos de carro até Cabanas de Palmela uma cidadezinha linda onde eles possuem uma Quintinha chamada Bons Ares, lugar maravilhoso, entre  Azeitão e Palmela, lá colhemos frutas, sentimos o ar puro e descansamos com a maravilhosa vista de Lisboa.

Após uma alheira no almoço, aliás deliciosa, fomos para Azeitão onde estão os famosos vinhos José Maria da Fonseca, mas a surpresa, ainda estava por vir, no caminho Lourdes sugeriu me apresentar a melhor torta de Azeitão. “Que Maravilha” como diria Claude, um pão de ló dos deuses de tão leve com recheio de ovos moles, essa iguaria pode ser degustada na própria fábrica ou seja fresquíssima, em frente tem uma loja com vários produtos da região e ao fundo um tipo de cafeteria com os doces típicos e o cafezinho, pode ser o garotinho = café pequeno ou o galão = café com leite grande, o pedaço de torta custa 1,80 euros.

Estrada Nacional nº 10, km 17
2830-411

Tel: 212 190 418

…….Melhor verem as fotos….

Que dia delicioso!

Lourdes e Dr. Aguinaldo

Vistas da Quintinha, podemos ver Lisboa e o Cristo.

Laranjas de Setúbal, colhemos algumas na Quintinha

.

No caminho para Palmela, paramos em uma loja de Decoração de Interiores chamada Tralhas do Avô, além de peças lindíssimas, ao lado eles tem uma orivesaria, lá meu pai quando veio a Portugal já havia comprado porta guardanapos em prata e mandado gravar as iniciais neles. Muitos portugueses vem de Lisboa para fazer as compras de decoração de suas casas nessa loja, que por sinal é enorme, conta o simpático proprietário Jorge Lobo.

Pensei muito em minhas amigas arquitetas, Bárbara Fantelli e Tânia Lara, com certeza elas seriam clientes assíduas!

As Tralhas do Avô

Av. Visconde Tojal, 239 Cabanas – Palmelas

351 212889333

Continuando o passeio, como contei descobri a delícia das Tortas de Azeitão, além dos vinhos é claro!

Nenhum comentário ainda

Deixe uma resposta

coloque esse código no final da página: