Polvo com Batatas no Forno

21 mar

É preciso um pouco de experiência para cozinhar polvo ou pelo menos, conhecer umas regras básicas simples. Quanto maior for o polvo, mais rijo é. Se comprar polvo fresco, congele-o antes de o cozinhar assim, ficará bem mais tenro. Também é importante não temperar o polvo com sal antes do final da cozedura, senão endurece. E, se quiser ganhar tempo, use uma panela de pressão para cozê-lo. Também fica bom se cozinhado a vapor.
Esta prato de polvo simples, à moda tradicional do Açores, foi muito apreciado por quem o degustou. Espero que gostem também.
Ingredientes para 4 pessoas
  • 1,5 kg de polvo limpo, descongelado
  • 1 kg de batatas, descascadas e cortadas em cubos
  • 1 folha de louro
  • 2 cebolas, cortadas em meias-luas finas
  • 3 dentes de alho, picados finamente
  • 100 ml de azeite
  • sal grosso marinho & pimenta preta moída no momento
  • coentros frescos picados – ou salsa

 

Preparação

Colocar o polvo num tacho, juntamente com a folha de louro. Cobrir com água e levar para ferver. Baixar o fogo e deixar ferver durante pelo menos 1 hora. Verificar se o polvo está tenro. Se não for o caso, cozinhar durante mais tempo. Temperar com sal somente no final do cozimento. Escorrer, reservando um pouco da água do cozimento.
Levar as batatas para cozinhar em água temperada de sal durante 20-25 minutos – ou até se apresentarem cozidas, mas ainda firmes. Escorrer e reservar.
Cortar o polvo em pedaços e transferir para um tabuleiro de forno, juntamente com os cubos de batata. Reservar.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Refogar as meias-luas de cebola e os alhos picados no azeite, em fogo médio, durante 5-6 minutos, mexendo para não deixar queimar.
Regar os pedaços de polvo e as batatas com o a preparação de azeite, cebolas e alho. Juntar um pouco da água do cozimento reservada. Temperar com sal e pimenta. Envolver delicadamente.
Levar ao forno – a 180ºC – até as batatas ficarem ligeiramente douradas. Retirar do forno e polvilhar com coentros picados – ou salsa. Servir de seguida, acompanhando com pão fresco.

 

Polvo com batatas no forno editada

Nenhum comentário ainda

Deixe uma resposta

coloque esse código no final da página: