Sopa de Feijão à Toscana

27 jun

 

Já estamos no inverno e com essas noites chuvosas uma sopa reconfortante vem a calhar!

Esta é típica da belíssima região italiana da Toscana e muito boa, com o seu intenso aroma de alho…

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 300 g de feijão branco cozido, lavado e escorrido
- 300 g de feijão manteiga cozido, lavado e escorrido
- 2 e 1/2 xícaras de caldo de legumes (ou de galinha)
- 115 g de massa tipo fusilli (ou outra massa tubular de pequeno formato)
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 2 dentes de alho picados finamente
- 3 colheres (sopa) de salsa fresca picada finamente
- sal & pimenta do reino moída na hora

Modo de Fazer

Colocar metade do feijão branco e metade do feijão manteiga num liquidificador ou no copo de um processador, junto com metade do caldo de galinha. Triturar até obter um creme liso e homogeneo.

Colocar o creme em uma panela de fundo espesso, juntar como os feijões e o caldo restantes. Misturar muito bem e levar para ferver. Se a sopa parecer muito espessa, adicionar um pouquinho de água quente.

Juntar a massa e levar para ferver. Baixar o fogo e cozinhar por mais 10-15 minutos, ou até a massa se apresentar cozida “al dente”.

Separadamente, aquecer 3 colheres (sopa) de azeite numa frigideira pequena anti-aderente. Adicionar os alhos picados e refogar por 2-3 minutos sem parar de mexer, até o alho ficar dourado mas não queimado. Juntar o preparado de azeite e alho a sopa, assim como a salsa picada.

Temperar com sal e pimenta. Distribuir a sopa por pratos fundos ou tigelas e borrifar com o azeite restante. Servir em seguida.

Acompanhe com torradinhas.

sopa-toscana editada

Fonte : receita adaptada do livro Soup Bowl - Ed. Love Food * Parragon Books (E.U.A.)

Tajine de Frango com Cuscuz Marroquino

23 mai

Tajine de Frango com Cuscuz Marroquino

Ingredientes

  • 1 quilo(s) de peito de frango bem limpo, sem pele e em cubos de 2 cm
  • 3 colher(es) de chá de canela em pó
  • 1 colher(es) de chá de cominho em pó
  • 1 colher(es) de chá de gengibre em pó
  • 1 colher(es) de sopa de molho de pimenta-vermelha ou a gosto
  • 50 grama(s) de manteiga
  • 1 cebola grande picadinha
  • 2 dente(s) de alho picadinhos
  • 6 pistilos de açafrão
  • 1 litro(s) de água
  • 1/3 maço(s) de salsinha, amarrado com um barbante
  • 6 cebolas roxas grandes em fatias finas
  • 2/3 xícara(s) de chá de uva passa escura
  • 2 colher(es) de sopa de açúcar
  • 3 xícara(s) de chá de fava fresca já debulhada ou congelada
  • 2 xícara(s) de chá de cuscuz marroquino
  • 1 xícara(s) de chá de amêndoa em lâminas finas
  • 2 colher(es) de sopa de mel
  • azeite de oliva espanhol o necessário
  • sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo

 Prepare o frango


Numa panela média, misture o frango, 2 colheres de chá de canela, o cominho, metade do gengibre e o molho de pimenta e deixe repousar fora da geladeira por 1 hora.

Acrescente um fio de azeite, metade da manteiga, a cebola picadinha, o alho, 2 colheres de chá de sal, um pouco de pimenta e 2 pistilos de açafrão, tampe e leve ao fogo baixo por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando, até soltar um caldinho.

Adicione então a água e o amarrado de salsinha, tampe parcialmente a panela e cozinhe por aproximadamente meia hora, até que o frango esteja bem macio.

Com uma escumadeira, retire e reserve os pedaços do frango, separe 2 xícaras do caldo para regar o cuscuz e guarde o restante para as cebolas.

O Cuscuz

Numa frigideira grande, aqueça mais um fio de azeite e a manteiga restante e doure bem as cebolas fatiadas com uma pitada de sal.

Acrescente o restante do gengibre e da canela, 2 pistilos de açafrão, a uva passa, as favas, o açúcar e o caldo reservado para as cebolas. Deixe em fogo alto até conseguir um molhinho encorpado, que cubra o dorso de uma colher. Retire do fogo e reserve.

Vinte minutos antes de servir, coloque o cuscuz numa tigela grande. Aqueça o caldo reservado com o restante do açafrão e um pouquinho de sal, retire do fogo quando ferver e despeje sobre o cuscuz.

Deixe descansar por 10 minutos, mexendo de vez em quando para soltar os grumos e, ao final do tempo, regue com um fio de azeite e misture.

Doure ligeiramente as amêndoas numa frigideira grande e seca e reserve em outro recipiente. Na mesma frigideira, aqueça mais um fio de azeite, junte os pedaços de frango e o mel e deixe no fogo até dourar um pouco.

Sobre um prato grande e que não seja nem muito raso nem muito fundo, espalhe o cuscuz formando um “vulcão”. No centro, coloque primeiro o refogado de cebola, por cima o frango e finalize com as amêndoas.

Receita da chef Heloisa Bacellar.

DSCF4146 editada

Foto: Banco de Imagens

Raviolis de Foie Gras no Caldo de Galinha

26 mar

Raviolis de Foie Gras no Caldo de Galinha

Raviolis de Foie Gras no Caldo de Galinha

Preparação: 30 minutos

Tempo de cozimento: 2-3 minutos

Rendimento:

4 pessoas

Ingredientes:

Folhas de ravioli

Foie gras mi-cuit

Maças Verdes Granny Smith ou a que encontrar

Trufa escovada EXTRA e Azeite de trufas

Noz-moscada

Caldo de galinha ou frango

 Modo de Fazer:

Corte as fatias finas de  maçãs, em seguida, usando um cortador de biscoitos para fazer discos do mesmo tamanho.

Corte a trufa também regularmente, passe os discos em azeite de trufas.

Prepare o caldo de galinha e reserve.

Montando os raviolis:  Quadrado de massinha para ravioli comprado em lojas de massas frescas, abra a massinha acomode a fatia de trufa em seguida junte o disco de maçã verde embebido em azeite de trufas. Rale a noz-moscada e, em seguida, colocar um pedaço de foie gras com sal.

No contorno do ravioli passe uma mistura de clara de ovo / água (2/3- 1/3).

Termine colocando outra massinha de ravioli para fechar, garanta que colou, depois finalize o corte (pode até ser com uma xícara de café) corte o ravioli redondo.

Cozinhe no caldo de galinha ou frango por 2-3 minutos, virando no meio do cozimento.

Um grande obrigado a Gregory, Blog Unomafu por sua receita deliciosa!

recette_raviole_truffe_foie editada

www.comtessedubarry.com

Polvo com Batatas no Forno

21 mar

É preciso um pouco de experiência para cozinhar polvo ou pelo menos, conhecer umas regras básicas simples. Quanto maior for o polvo, mais rijo é. Se comprar polvo fresco, congele-o antes de o cozinhar assim, ficará bem mais tenro. Também é importante não temperar o polvo com sal antes do final da cozedura, senão endurece. E, se quiser ganhar tempo, use uma panela de pressão para cozê-lo. Também fica bom se cozinhado a vapor.
Esta prato de polvo simples, à moda tradicional do Açores, foi muito apreciado por quem o degustou. Espero que gostem também.
Ingredientes para 4 pessoas
  • 1,5 kg de polvo limpo, descongelado
  • 1 kg de batatas, descascadas e cortadas em cubos
  • 1 folha de louro
  • 2 cebolas, cortadas em meias-luas finas
  • 3 dentes de alho, picados finamente
  • 100 ml de azeite
  • sal grosso marinho & pimenta preta moída no momento
  • coentros frescos picados – ou salsa

 

Preparação

Colocar o polvo num tacho, juntamente com a folha de louro. Cobrir com água e levar para ferver. Baixar o fogo e deixar ferver durante pelo menos 1 hora. Verificar se o polvo está tenro. Se não for o caso, cozinhar durante mais tempo. Temperar com sal somente no final do cozimento. Escorrer, reservando um pouco da água do cozimento.
Levar as batatas para cozinhar em água temperada de sal durante 20-25 minutos – ou até se apresentarem cozidas, mas ainda firmes. Escorrer e reservar.
Cortar o polvo em pedaços e transferir para um tabuleiro de forno, juntamente com os cubos de batata. Reservar.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Refogar as meias-luas de cebola e os alhos picados no azeite, em fogo médio, durante 5-6 minutos, mexendo para não deixar queimar.
Regar os pedaços de polvo e as batatas com o a preparação de azeite, cebolas e alho. Juntar um pouco da água do cozimento reservada. Temperar com sal e pimenta. Envolver delicadamente.
Levar ao forno – a 180ºC – até as batatas ficarem ligeiramente douradas. Retirar do forno e polvilhar com coentros picados – ou salsa. Servir de seguida, acompanhando com pão fresco.

 

Polvo com batatas no forno editada

Receita – Pastel de Choclo Chileno

22 nov

Receita – Pastel de Choclo Chileno

De acordo com uma pesquisa realizada por uma revista chilena Internet, o Pastel de Choclo é a comida caseira mais popular do Chile.

Para a receita chilena padrão, a fonte óbvia é o livro chileno clássico, a grande culinária chilena (Edição 8, 2000, 136 p.):

Choclos bolo

8 espigas de milho

1 kg carne moída

6 cebolas

2 dentes de alho

1 kg de frango

1 colher de sopa de cominho

1/8 kg de azeitonas

1/8 kg passas

2 ovos

Leite

Sal e pimenta

Pique a cebola em cubos, frito e depois adicionado à carne moída, o alho, sal, pimenta e cominho, cozinhe em fogo baixo 20 minutos. A galinha é cozida e depois registrar. O ovo rola cozinhar e ir em frente.O milho chop e tinha-o no liquidificador, em seguida, fazer um purê e adicione um pouco de leite, em seguida, frite em um pouco de óleo, mas sem queimar. Em uma panela coloque a torta de frango separadamente, adicione azeitonas, passas e ele colocou uma camada de pinus [o recheio de carne] já temos preparado, adicione o ovo e colocar purê de milho, um pouco espolvoreándole açúcar mascavo.Vamos colocá-la no forno por 15 minutos.

Nota: O milho utilizado não é o milho doce que é comido em forma de milho congelado ou seguinte. É campo de milho que tem mais amido, colhidos na média do estado leitoso. Nos supermercados chilenos e vendido congelado em massa preparada.

Para estilo santiagueño, tem que fazer bolos individuais panelas de barro, cerâmica Pomaire local que você vê na imagem acima.


coloque esse código no final da página: